terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Sala de recepção

Era outubro. A data de entrega do projeto para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) se aproximava e eu já havia apostado em mil e uma idéias.

De cara, pensei em Chico (Buarque, claro). Comecei a pensar em mil e uma coisas. Chico e a ditadura, Chico e as mulheres, Chico e a Folha de São Paulo, Chico e... Bem, não importava exatamente o que vinha depois do "e". Sempre que eu buscava fontes, descobria que já haviam sido feitos cerca de um zilhão de trabalhos sobre ele - e sobre o tema em questão.

Sobre Chico, posso dizer que a paixão por ele vem de longe. E de uma forma inusitada.


Acontece que ela se deu através de Oswaldo (Montenegro), na verdade. Explico: há um CD de Oswaldo intitulado "Seu Francisco", uma homenagem especial ao seu grande ídolo. Lembro-me que vovô tinha esse CD e eu o ouvia horas a fio. Minha música preferida na época, até hoje me lembro, era "Ciranda da bailarina", a faixa 9 do disco.

 Foto: Internet

 Passados os anos, minha música preferida mudou - hoje, opto por "Beatriz". A paixão por Chico, no entanto, não.


Mas voltando ao TCC...
Com uma pedra no peito, aceitei mudar o foco. Acontece que além da paixão por Chico, cultivo também uma paixão enorme por viagens. Adoro estar em um lugar onde nunca estive, ver pessoas que nunca vi, me sentir uma completa desconhecida e, assim, conhecer.

Semestre passado, em um dos trabalhos da universidade para cadeira de Laboratório de Telecinejornalismo, resolvi analisar um programa de viagens veiculado pela Multishow, o "Não Conta Lá em Casa". O programa é ótimo, visita lugares totalmente inusitados misturando jornalismo e entretenimento. A ideia (maldita reforma ortogrática!) agora, então, era transformar esse trabalho no TCC.


No entanto, surgia outro problema: quero me especializar em jornalismo impresso. Sempre, desde os 14 anos, tenho certeza do que eu quero: escrever. Como, então, eu iria fazer no meu TCC, um trabalho relacionado à TV?!

E foi aí que, numa madrugada de outubro, enviei um e-mail para aquele que, mais tarde, seria meu orientador. Perceba: e-mails mandados durante a madrugada têm um quê de desespero e de falta de lucidez. Era esse o meu estado. Relatei toda minha angústia a ele que, surpreendentemente, poucos minutos depois, me respondeu.

Thiago (Soares), o orientador, sugeriu um livro-reportagem, unindo, de uma só vez, minhas duas paixões: Chico e o turismo.


A proposta:
Uma série intitulada "Turismo Musical". O primeiro livro será chamado de "O Rio de Janeiro de Chico Buarque". Trata-se de um livro-reportagem no qual serão relatadas as impressões causadas pela "cidade maravilhosa" através das músicas de Chico. Irei visitar locais como o Morro dois irmãos e a Mangueira, a Lapa e o Irajá. Neles, encontrarei o malandro e suas navalhas, o Rio e suas ladeiras, o funk no Flamengo e o samba na Mangueira.

Professor orientador: Thiago Soares


Prazo final: maio/2012


Tudo isso será relatado no livro e você, visitante, poderá acompanhar sua produção aqui pelo blog: a viagem, a escolha das músicas, os tropeços e até os e-mails alucinados pelas madrugadas. Brincadeira. Prometo que tenho tentado me controlar. Mas, bem, pelo menos são e-mails...

Bem-vindos!

Conto com a presença de vocês,
Rafaela

3 comentários:

  1. Rafinha, achei genial!!! Você arrasou, gatíssima!!!

    ResponderExcluir
  2. Só uma coisinha: a letra é meio ruim de ler :|~~

    ResponderExcluir
  3. Vc sabe que eu adoro tudo que vc escreve, né!? Inclusive os e-mails desesperados das madrugadas... Coom certeza vou te acompanhar (de longe) nesse TCC!
    Ideia (arg) fantástica! E tenho certeza que vai ser um trabalho incrível. Pra fazer e pra ler. Vai com tuuudo, finha! Precisar, já sabe! ;) Sempre por aqui!

    ResponderExcluir